Bem-Vindo!

Lê o Post de Boas -vindas aqui!

Dá-me informações e notícias de temas diversos:

razaodes-temida@hotmail.com

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Avante Queimado!....Camarada!!!

Sempre tive uma posição ateia em relação ao assunto. Mas o certo é que lá passei. E por isso venho aqui descrever, esta tão minha grande experiência por tais solos.image

Foi a primeira vez que fui, nos passados dias 6 e 7 de Setembro à grande festa comunista. O Avante. Sempre pensei: Avante?? Isso não é só bêbedos e carochos e onde há só porrada???

O certo é que sorrateiramente, e sem eu dar conta, lá fui convencido. Também é verdade que foi a primeira vez que tive companhia para tal. Mas lá fui.

Indo eu, indo eu, com a minha velha mala monte campo às costas, de lenço Arafat ao pescoço. Várias vozes e questões me iam voando na cabeça: - A festa do comunistas??? Mas tu vais a isso??? O comunismo é contra a religião! O Che Guevara matou pessoas!! O partido comunista é o partido mais rico, só à pala do avante! Dar dinheiro para aqueles gajos??? Nunca! Aquilo é só álcool e drogas…Não.. aquilo também é cultura…por isso é que lá vou…

image rias ideias baloiçavam-me o espírito, mas o certo, é que mais ou menos relutante e arrastado lá fui.

No descer da rampa, o confronto mínimo com aquilo que seria a festa ia aparecendo. Maioritariamente jovens enchiam a rua. A zona das tendas era ao lado, com imensos campistas que lá passaram a noite de sexta feira. E como é que essa malta jovem estava?

Ora bem… Passavam cada vez mais pessoal por mim… Com uns olhinhos assim bastante carregados, e de garrafas de álcool e cerveja na mão… A minha mente modesta pensou logo: estes jovens dormiram mal, pois estão com os olhos esbugalhados.. e certamente aquelas garrafas todas não traziam alcool, traziam sim sumo! Claro, obviamente!!!! E só me apetecia ali gritar para eles: Avante Keimado… ups.. Camarada!!!

image Num momento em que quase registei a hora exacta que aconteceu, lá passei a fronteira, que separava no meu ver, o mundo normal, do mundo comunista.

- Whoooo, passei! Estou no avante!! Incrível!! – disse eu.

E cada vez mais me (não) surpreendia… Depois daquela fila enorme para entrar, deparei-me ainda com mais gente. Para quem nunca foi ao avante, eu explico: é uma espécie de feira, pois está estruturada como tal. Tem barracas de cada cidade, com ateliers, exposições, restaurantes, concertos etc. E tudo, claro, obviamente com uma mensagem de propaganda politica.

Mas o que mais me ia enchendo as ideias, era o que os meus olhos viam. Pois o avante tem mais… Aquela festa, aquele recinto, simplesmente é transformado num campo de toda a liberdade possível. Rasta-mans, dreads, punks, hippies, passeiam livremente, enrolam ganzas, fazem misturas de bebidas, fumam e bebem, sem que ninguém os xatei… Ah… E enquanto isso, as famílias passeiam mesmo ao lado com os seus carros de bebes… A isto é o que eu chamo: liberalismo a olhos de bezugos… Foi na altura em que tive uma aparição da verdade: Avante Queimado…!

Esta mistura toda, ainda tem mais coisas que se diga. Praticamente ali no avante, está toda a gente que ao longo do ano não se vê. Parece que ali naqueles três dias saem da toca, ou que andam um ano inteiro a preparar-se para aqueles dias. A festa é comunista, mas toda a realidade de Esquerda ali se vende, propaganda, e mistura. T-Shits, boinas, bonés do Che Guevara, dos símbolos comunistas, e afins. Surpreendeu-me numa passagem que vi, de um homem idoso de bengala, nada mais nada menos, com uma boina do Che. Só faltava falar cubano…

No meio deste mundo todo, o meu interior pensava. E reflectia.

Toda esta propaganda comunista, não me assenta bem. Não quero falar aqui mal nem ofender ninguém, mas não concordo com elas. E porquê? Porque é que uma ideologia tão revolucionaria não me assenta bem??

Isto por muitas razões:

image - O discurso comunista assenta numa retórica de discurso, que em filosofia tem um nome mas que não me lembro agora, que cuja definição é superficial. Dizer coisas como: ‘Pelos direitos e pela luta’ – É um discurso superficial. Não é objectivo. Todos sabemos que nada é perfeito, haverá sempre algo a cumprir, pois com superficialidades assim andaríamos sempre insatisfeitos. Existem problemas, existem. Então que os discursos sejam de propostas, e não de argumentação superficial. Pois dessa argumentação existe muita, e resoluções não se vê nenhuma.

image- Comunismo é defender: direitos iguais para todos. Lógico, por isso se chama comunismo. Logo, carros bons para todos, comida para todos, dinheiro para todos, bens para todos. Então se eu trabalhar mais que o outro, o outro tem o direito de receber mais que eu? Isso é injustiça…

image Houve alguém que me disse um dia, e concordo: a politica comunista não se encaixa nos tempos de hoje. E é verdade.

É simples… O engano vem na retórica do argumento fácil: direitos e igualdades! – Muito bem, excelente… Mas isso há, houve e sempre haverá… Politica é utopia…

- O comunismo diz que a religião é o ser humano oprimido, e que Deus não existe. Então como explicam eles que tudo apareceu? Como explicam eles que tudo vem só de um ser e algo absolutamente Maios que nós? – é muito ousado dizermos aquilo que seja do que não conhecemos. Como explicam eles o Cristianismo, as milhentas aparições e milagres católicos, as experiências budistas e outros géneros?

 Não explicam. Certamente que um comunista acredita minimamente em Deus, ou não leva isto à letra, mas o certo é que o fundamentalismo do comunismo é este, escrito pelo Marx e companhia…

image E prezo muito desde já, todos aqueles que não apoiam o comunismo, católicos e ortodoxos, Budistas e Árabes, pois também o Cristo antes de se Crucificar disse: ‘Dei-vos com os Samaritanos e Plebeus’ - Pois a isto, chama-se ter a mente aberta, e não rejeitar os princípios da alma!!!

- Certo dia andava eu a pesquisar na net sobre estes temas, e encontrei uma página de um referido doutor a reflectir no assunto. Pois ele aprofunda muita coisa, inclusive que o comunismo é um pensar materialista e contraditório. Concordei. Passo a citar o link:

http://www.revolucao-contrarevolucao.com/verartigo.asp?id=47

- Cá por mim, fico-me pela minha máxima: Não apoio partidos políticos. Apoio causas, e acções, não apoio filosofias de querer chegar e atingir o topo do poder.

Mas o meu dia continuava. E lá fui a um palco ver as Tucanas actuarem. . E digo desde já, muita pena que o espectáculo tenha sido o que foi… Passo a explicar: Muitos problemas de som, descoordenação nos acertos sonoros e muito ruído.. O que não deixou de se ouvir uns assobios do pessoal que assistia... Uma pena, porque elas actuaram bem, tem muito talento, e certamente se não estivessem naquelas condições seria mesmo um grande espectáculo… Até é compreensível os problemas… Elas usam muito a dicção de vários sons… Cada Tucana necessita de pelo menos 3 microfones… Não e fácil acertar um concerto delas…

concerto Pelo fim da tarde seguiu-se mais uns quantos fenómenos de Carvalhesa… Quem lá foi sabem bem como é… A Carvalhesa é um dos hinos Comunistas, e cada vez que no avante ela se ouve, literalmente tudo, mas tudo pára para dançá-la. Gostei particularmente de ver um rapaz a toca-la na flauta. E como é que se dança tal coisa? Fácil. Moche, saltos, rodinhas, comboios etc…Eu ate sugiro que o presidente Jerónimo substituía os seus discursos pela Carvalhesa… Sempre capta mais publico…

A noite aproximava-se, e para quem já lá esteve sabe como é… Filas enormes, e muito tédio… Mas nada que não se passe bem.

Bradei aos céus a minha comida que trouxe de casa na mochila…

E o concerto grande da noite qual era? DaWeasel.

Gostei. Deu para sentir muita nostalgia de velhos tempos, nos temas como o Casa – ‘vem fazer de conta eu acredito em ti (…) ‘

E particularmente no tema Tas na boa – ‘Para os meus putos, que fazem da rua, um Universo… (…)

E para gastar as ultimas energias, nada como a Carvalhesa… Se o palco já estava a abarrotar, imaginem o resto das pessoas no recinto a juntarem-se mais ainda no palco… Imaginam? Não… não imaginam… Tudo a saltar durante 6 minutos de tirar o fôlego… Brutal.

O Domingo chegou ainda com mais calor. Não dormi lá. Achei que não me era necessária tal proeza física. E a passagem pelo campo de campismo agradeceu a minha decisão. Se o relvado depois do concerto de Sábado estava nojento, o parque de campismo não estava melhor… E o mesmo cenário obviamente que sim… muito fumo, muito álcool, e muito olho pesado. Mas desta vez algo que se via mais: indivíduos a dormir pelos cantos… Minha rica cama, pensava eu.

E que dizer do lago? Para muitos o sitio mais chunga, mais pesado e mais perigoso do Avante. Não vou comentar mais, acho que não vale a pena.

Neste dia finalmente fiz algo de diferente. Foi o dia de matar a minha fome por cultura e por algum saber mais. Passei pela feira ambulante que havia no cimo do recinto. Basicamente, é a típica feira de monhés, a venderem bugigangas, djambés, didjeriddoos, fios, pulseiras, xemags, etc. Gostei, gosto. No fundo o que somos nós sem cultura? Não é que esta seja a minha cultura de origem, nem que faça dela a minha principal, mas simplesmente há ali várias partes dos cantos do mundo que param ali. E algum verdadeiro sentimento do que é o ser liberal.

Depois de lá sair, foi a vez da passagem pelas tendas da música e dos livros. Gostei particularmente de lá conhecer algumas bandas do alternativo e do tradicional português que não conhecia. Mas o que mais me deixou ideias de controverso, foi nos livros.

Basicamente todos os livros daquela enorme tenda, tinham a ver com a propaganda politica comunista, e pouco mais outros assuntos existia. Sinceramente esperei encontrar mais variedade do que só Che Guevara, Estaline, e livros anti-religião.

E o que mais ainda me deixou de repugne, foi que em todos os livros, batia lá, na fronte ou no verso, o símbolo do partido comunista. Pergunto-me eu, com todo o respeito que me merece tal politica, se isto de facto não será outro culto a uma ditadura? A ultimas que me lembro com tantos símbolos, era de um senhor baixinho, meio careca e de bigode, que eles tanto se orgulham de timage er vencido (??). Não foram os regimes de Estaline e dos czares um fascismo que matou milhares e milhares de pessoas? Não são actualmente os regimes do senhor coxo Fidel uma ditadura? Não foi o culto dos simbolismos Nazis abolido por todas as constituições da Europa? Então porque os símbolos comunistas? Porque tanta hipocrisia???????

E a noite mais uma vez lá chegava a noite. O Concerto da noite era dos Xutos & Pontapés. Escusado será dizer a energia que produziu e gastou, nas faixas de Casinha ou Maria.

Mas infelizmente nem tudo foi bom. Depois da Carvalhesa, quando me deparo quase a 5 metros e mim, havia conflito. Porrada. E forte. Uns jovens africanos (uns 5 ou 6) agrediam forte e feio em 2 rapazes brancos. Eles no chão, e os outros… pumba, pumba. Biqueirada na barriga na cabeça, nos dentes. Não vi porque é que aquilo se originou, mas a avaliar pelo aspecto deles, sinceramente não sei de quem seria a culpa...

O que achei nesse momento? - Lamento situações e pessoas assim. É por isso que ainda hoje há racismo.image

 

 

 

Camaradas que concordam comigo:

Não desistam! Não se deixem enganar!

Um grande abraço!

4 comentários:

Fresco e Fofo disse...

"estes jovens dormiram mal, pois estão com os olhos esbugalhados.."
LOOOOOOOOOOOOOOOOL

DEMAIS PAH!!! xD

eu tb n apoio partidos políticos!
são uma cambada de lambões!! xD

kerem é dinheirinhos po bolso deles e o Zé tuga que se arranje!!!

andas insprado rapaz! ganda blog! sim sanhor!!

a ver se mostras isto à Stora de ICS que ficas logo passado à Disciplina, looool

(ou não, LOL)

Anónimo disse...

Caro Amigo,
Após ter lido o teu texto com extrema atenção achei por bem deixar algumas pequenas anotações.
Em primeiro lugar, gostaria de te dizer que é efectivamente muito mais fácil criticar tudo o que está à nossa volta do que fazer algo para alterar-lo ou melhorá-lo.
No que toca ao facto de dizeres que a festa do avante se resume a bebados e drogados, convido-te a olhares com mais atenção para os jovens inteligentes e sensatos que estão por lá, nomeadamente, na organização, claro que existem os que adoptam uma atitude menos correcta mas isso de certo que será uma opção de vida e não apenas por estarem nesta festa além de que nem a organização da festa do avante nem o partido comunista português é minimamente responsável pela atitude destes jovens.
Quanto ao facto de dizeres que o partido comunista português é o partido mais rico porque "enche os bolsos" a conta do avante gostaria também de te informar que o pcp é dos poucos partidos politicos portugueses que não tem qualquer apoio de grandes empresas, além de que se fosse um partido tão rico como tu dizes os trabalhadores do avante (sim porque as "barracas" como tu lhes chamas não se montam sozinhas) seriam pagos e não dariam o seu suor voluntariamente e por amor ao partido.
No que toca à propaganda que pelos vistos tanto te incomodou, meu amigo, não sei se te informaram mas o avante é a festa do partido comunista português esperavas ver propanga de outros partidos? estavas no sitio errado entao.
Tendo em conta este excerto do teu texto-"Pelos direitos e pela luta’ – É um discurso superficial. Não é objectivo."- gostaria apenas de te dizer que provavelmente deves ter lido apenas as letras gordas, convido-te por isso a ler talvez o discurso inteiro, ou a noticia ou então já que foste ao avante porque não ouvir o comicio, afinal o avante não se resume apenas à carvalhesa, houve lá um senhor a falar, viste?
Afirmas também que a politica comunista não se encaixa nos dias de hoje, e eu tenho-te a dizer que não se encaixa exactamente porque vivemos no mundo capitalista, estandardizado e feito de desigualdades em que pessoas com mentalidades como a tua fecham portas a tudo o que é diferente e inovador.
Quanto à "anti-religião" que tu dizes ser parte dos ideais comunistas só te posso pedir por favor para que te informes antes de falar, de certeza que no comunismo português não vês ninguém a dizer que é contra a religião, lá por nao termos esse tipo de crenças não significa que não respeitemos os que as têm, o pcp respeita e aceita todas as diferenças (incluindo as religiosas) talvez por isso é que tenhas visto tantas pessoas diferentes na festa do avante além de que não é propriamente a crença cristã que nos faz discordar mas sim os padrões que ela segue, o Papa vive luxuosamente enquanto milhões de pessoa morrem à fome, já pensaste nisso?
Considerei também bastante interessante o excerto acerca da cruxificação de Cristo visto que deixas um conselho aos teus leitores que será ter a mente aberta e não rejeitar os principios da alma, mas tu caro amigo não te vejo a seguir o teu próprio conselho, não demonstraste qualquer tipo de mente aberta e ao longo deste post não fizeste mais nada a não ser rejeitar principios ("não faças o que eu faço, faz o que eu te digo", é isso?)
Quero-te felicitar pela "sede de cultura" que dizes ter sentido na festa do avante e a frustração que sentiste ao ver barraquinhas a vender djambés mas contudo quero-te também dizer que podias ter visitado diversas exposições de arte e fazer uma visita ao Avante Teatro que todos os anos apresenta fantásticas peças, mais uma vez não procuraste no sitio correcto, existem mapas da festa, sabias?
Por fim, quero apenas dizer-te que nem tudo o que os senhores que escrevem para a internet, tudo os que os livros de história dizem é verdade portanto INFORMA-TE, procura conhecer realmente determidada realidade e tudo o que está por trás antes de criticares, por certo nunca ouviste ninguém a dizer que o mundo com o comunismo seria perfeito e que nada de mau aconteceria às pessoas até porque, segundo Popper aqueles que procuram erguer paraisos na terra só conseguem trazer o inferno, por isto o PCP não procura nem propaganda a perfeição, procuramos apenas uma sociedade mais justa e mais equalitária.
Quanto a mim limito a lamentar que nada tenhas aprendido nada com a festa do avante e em jeito de desejo de natal atrasado, gostaria de pedir ao pai natal que conseguisse trazer alguma abertura a mentalidades como a tua.


Conselhos de Leitura:
-"Programa e Estatutos"- Editorial Avante (podias ter comprado um no avante, vês?)

-http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=blogsection&id=8&Itemid=594 (consultas o indice tematico geral, é simples)

Um último conselho: Quando te informares acerca do PCP procura faze-lo com alguém que realmente saiba do que fala e não com pessoas que, tal como tu, procuram apenas criticar. Procura alguém que esteja por dentro do funcionamento do partido e que o ame e lute por ele, só para poderes analisar os dois lados da questão. Se quiseres dou-te uns contactos.

Saudações comunistas :)

Anónimo disse...

BLA BLA BLA AVANTE BLA BLA BLA CUMUNISTAS ... BLA BLA BLA ERNESTO "CHEGA-LHE VARA" ... BLA BLA BLA ... NAO TENHO PACIENCIA PARA VOCES SEMPRE A MESMA MERDA!
ASSASSINOS SAO O QUE VOCES SAO QUANTOS MILHOES DE PESSOAS FORAM MORTOS AO LONGO DOS ANOS A CONTA DAS VOSSAS IDEIAS? QUANTOS ??? NAO TE LEMBRAS OU NAO TE INTERESSA COMENTAR? HIPOCRITAS DE MERDA DEVIAM ERA TER VERGONHA NA CARA...


" BETTER DEAD THAN RED "

eu! disse...

Cara amiga Joana!

É com surpreendente visão que li este teu comentario, e agora deixa-me responder-te. Fico satisfeito por ter um feedback dos meus leitores e de tao determinada ferrenha opiniao! A vida vale por aquilo que acreditamos. Há quem diga que falem bem ou falem mal o que interessa é falar! Há ainda outros que preferiram o temor e o respeito ao invés do amor.

Não quero nem quis ao fazer o blog torná-lo num blog politico. Porque não sou apoiante de nenhum partido politico, pelo menos de momento. Não o faço por convicção própria, considero que a Verdade nao se contem restritamente num partido ou num lado politico: ela engloba ambas as partes. Talvez no centro, talvez seja e centro, mas não gosto nem aí de me fazer posicionar. Sabes porquê? Para poder ter uma visão global de tudo, e nao ter a mente fechada, nao a ter formatada; ou seja, ter a mente Aberta. Radical neste conceito de mente aberta, talvez. Ninguém é dono da verdade absoluta. Nem nenhum partido politico. Essa procura cabe ao ser Humano fazê-la. Sem ela a vida não tem sentido. Por isso não me considero ferrenho com nada, porque neste mundo o que é material é fragil, é mortal, tem um fim, e neles tento não depositar totalmente a minha vida. Logo, se axo que a verdade está relacionada com um pouco de tudo, também faço elogios,ao teu partido, e a outros. Não sou de maneira nenhuma contra nenhum, mas tambem não sou totalmente a favor. O meu blog, é algo que me sai como um desabafo e um despejar de coisas. Tanto que este endereço tem a denominação de Razão Temida e Destemida. É para isso que ainda existe(?) a liberdade de expressão.
Por isso nao foi de maneira de maneira nenhuma neste post dizer que o avante é so drogados ou isto e aquilo. Quem tem agulhas pica-se não é? Até porque de nenhum modo o afirmei que era só como o dizes. Há pessoas e há pessoas, e certamente muitos dos que vi eram. Até porque não sou muitas vezes como niguém, modelo certinho de exemplo de vida. Porque ninguém é perfeito, nem niguém deve ousar dizer que o é, ou que é dono da verdade total. Mas sei para onde vou, onde sonho chegar, e o que idealizo, não sendo muitas vezes, pelos meus erros e pelos meus actos melhor divulgador dela.
Disseste e bem que é melhor arranjar soluções do que só criticar. Concordo! Até é dos conselhos que mais eu dou! Só que o meu blog não é propriamente o genero de site para se falar disso, ou sitio ideal para as soluções.. Ou melhor, as soluções que eu dou é por alguma via de negação: não façam isto, não façam aquilo etc. Sei que falo por muito sarcasmo, pois o blog não deixa de ser o meu desbafar de ideias. Lê o meu primeiro post.
Disseste também que nem tudo o que se lê aí nas historias e nos livros é verdade. Entao e os milhões que ja morreram por causa das revoluções comunistas? São mentira? Não sou muito entendido na matéria, mas aconselho-te: Não vás por aí.
Falaste que o PCP nao é anti-religião, pois respeita as religiões. Talvez, mas é melhor ires ler os fundamentos dos Marxismo. Queres concelhos de leitura? No Google tem imensos.
Falaste que o Papa vive bem é há fome no mundo. É verdade, como nos todos tu certamnente vives bem, e há muita fome no mundo. 'A essencia não e dar o peixe, mas ensianr a pescar.' Espero que percebas o provebio. E já agora, o que é um facto, a Igreja Catolica é a maior instituição de caridade do mundo. Não sei se sabias, ficas a saber. Queres soluções? Queres participar? Basta quereres. Até te dou informações se quiseres. Sabes de alguma? Lês por exemplo a biblia? Hum.. secalhar nao sou eu tenho a mente fechada.
Ah, eu li a revista da editorial avante la da festa. Até tenho aqui uma. E a ideia que tive do avante nem foi má, provavelmente voltarei lá. O que tu leste, não é a realidade de tudo o que axei.
Outra coisa, não acredites no pai natal, ele é vermelho mas por causa da coca-cola e é capitalista! ahahah

E por aqui termino esta conversa, nada mais direi sobre o assunto. Espero que continues a ler o meu blog.

Um bem haja. =)

PS: No post que falo do Humberto delgado, refiro lá a razão para ter afirmado que ele (considerado por alguns) ser o que era. Basta leres com atenção. O afirmar que seria uma nova ditadura foi o meu sarcasmo a funcionar.