Bem-Vindo!

Lê o Post de Boas -vindas aqui!

Dá-me informações e notícias de temas diversos:

razaodes-temida@hotmail.com

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

WHERE’S THE NEW LEADERS???

  Pensei neste texto num dia cinzento, raro de Agosto, numa tarde límpida de ruídos e sons. Pensei nestas sopalavras de televisão desligada, de telemóvel longe, de meia luz erguida. De modo que nenhuma outra notícia, pessoa ou presença pudesse incomodar-me.

Hoje neste texto vou referenciar em particular uma pessoa, um figura que representa a veia de uma resistência, um seguimento de massas, uma tentativa de verdadeira liberdade e Revolução.

Está na natureza humana a sua socialidade. Não sobreviveríamos aqui se não existisse algum dia um clãs, um grupo, uma tribo. Graças à Antropologia descobrimos que posteriormente a sociedade possibilitou o crescimento da humanidade, camuflando muito dos nossos instintos tão iguais a tantos seres, e que graças a isso podemos evoluir enquanto civilização. Então aí falamos de líderes, de chefes, de direcções e política. Por isso é que sempre aclamámos reis, príncipes, generais, chefes e ditadores.

É porventura o século XX a maior prova de estudo destes factos, graças à tecnologia de sons e imagens. Percebemos por elas a força das palavras, desde os tempos mais quentes do fascismo aos tempos modernos. Proferido tantas mentiras no meio de tantas verdades, estes líderes sempre passaram. Pegadas gigantescas das suas acções ainda são visíveis, e percebemos o quanto grandes estes seres foram.

lideres Mas há uma linha num gráfico que tem vindo a decrescer. Digo-o eu, e diz quem comigo concorda. Seguimos o Mussolini, o Hitler, o Che guerava, o Comunismo, e quase nos íamos perdendo. Mas eles apesar de tudo, estavam lá. Com visão, com força, com valores, com atitudes. Para o bem...e infelizmente para o mal. Nem precisavam de proferir testamentos, apenas bastava algumas palavras e as massas aglutinavam.

O Capitalismo conseguiu a Liberdade de expressão, conseguiu bens materiais e sustentáveis a toda a gente. Mas conseguiu igualmente um consumismo descontrolado na qual cada indivíduo é o centro do seu bem estar. Cada privado assim tende a controlar cada vez mais o Estado, submergindo-se dos seus interesses pessoais, esquecendo-se assim da Humanidade de quem pouco ou nada possui.

Que fazer agora? Como resolver esta crise que a todos esmaga? Onde estão então os líderes e figuras que aglutinavam as massas? Esta é porventura a maior crise ou consequência dela que temos até hoje: a crise não económica, mas sim de valores. Onde estão os líderes? É também esta uma outra crise ou consequência do final do século XX e início do XXI: todas as ideologias antigas parecem-se ter fragmentado em outras tantas, na qual convertem as massas. Onde estão então as grandes figuras?

Existe uma apatia generalizada, uma não resiliência de estados de espírito alienados e iludidos que submerge as massas. Toda a informação está disponível, mas está em grandes quantidades na qual é necessário por vezes despender muito tempo e muita capacidade intelectual para se receber tudo. O Egoísmo parece dominar cada vez as mentes em especial dos mais jovens: no meio das motivações de festas, socialidade, casa, carro e emprego; não há preocupação política nas almas. E os tempos pedem muita urgência de intervenção.

· É preciso absorver a mentalidade dos tempos antigos e buscar uma força nova para assegurar as novas idades – E é urgente fazê-lo.

Julian Assange holds up his Sydney Peace Prize Quem hoje quer referenciar, é Julian Assange, jornalista e ciberativista Australiano, fundador da Wikileaks, o polémico site de vazamento de informação confidencial causadora de corrupção nas sociedades e Estados do mundo.

Assange começou a sua actividade sendo estudante, hacker, e politico inconformado. É graças ao seu altruísmo que nasceu o Wikileaks, que informações confidencias e graves foram reveladas, fazendo guerra à censura que tem dominado o poder dos centros capitalistas.

527184_491998127495087_1761151559_n Até à data que escrevo estas palavras, Assange está preso. É para o Razaodes-temida um modelo e exemplo de líder do século XXI a seguir. Pela persistência, pelo carácter, pela coragem, e por apesar de estar preso, nunca deixou de negar nada do que fez. Considero discutivel todas as suas opções até ao momento. Por exemplo, tendo tanta informação de tantos países do mundo podia ter-se juntado a algum país ou nação de modo a obter alguma protecção e beneficiar melhor das suas estruturas. Mas Assange preferiu fazer uma guerra contra tudo o que estava mal, não olhando sequer muito à sua protecção. Feitos e mentalidades destas só comparáveis com algum sentido religioso, ou radical. Merece o reconhecimento de todo o seu mérito, com toda a grandeza de sua alma.

431259_370798746334231_343340712_n Esperemos que consequências piores não aconteçam, e que destemidamente a Verdade por mundo melhor e mais justo seja sempre apoiada. Lembra-se que no passado por muito pouco outros tantos como Sócrates aceitaram morrer para defender o que acreditava, ou Galileu, que apesar de negar formalmente, conseguiu construir e desvendar mais para a ciência. E quando toda a Verdade se tornar Temida, como a de Assange, aí saberemos que estamos no bom caminho!!

Não sei como serão os Líderes do amanhã, mas certamente passará muito pelo estilo de Julian Assange.

Assange tem vastas publicações e frases sobre os sistemas de informação e facebook, argumentando que são armas de controlo usados pela CIA.

Para terminar, deixo-vos várias citações do Julian e um vídeo sobre a história do Wikileaks. Atenção às cenas mais chocantes do filme.

Um bem Haja!!

“O wikileaks divulgou documentos classificados mais do que todo o conselho de imprensa mundial. Isso não é algo que você diz para mostrar como eles são bem sucedidos, mas, sim, para mostrar o estado alarmante do resto da

mídia.”

“Todos devem saber que quando adicionam seus amigos no Facebook, estão trabalhando de graça para as agências de inteligência dos Estados Unidos construindo-lhes este banco de dados.”

“É impossível corrigir abusos a menos que saibamos que

estão acontecendo.”

“A primeira vítima da guerra é a verdade.”

“O nosso inimigo número um é a ignorância. E eu acho que é o inimigo número um de todos e ninguém está a perceber o que está a acontecer no mundo hoje. ”

“Os grandes jornais estão constantemente censurando por custos legais. É hora de parar com isso. É hora de um país dizer basta, a justiça deve ser vista, a história deve ser preservada, e nós podemos dar-lhe abrigo da tempestade.”

“Nós só vivemos uma vez. Então, somos forçados a usar bem o tempo que temos e torna-lo significativo e satisfatório.”

“É a mídia que controla os limites politicamente admissíveis, por isso é melhor mudar os meios de comunicação.”

“Minha esperança é que a democratização da partilha de conhecimento através da eficiência do custo Internet através de criptografia continue e termine com um registo detalhado e histórico e rigoroso. E isso vai permitir que existam formas imediatas de justiça que não estavam disponíveis para as pessoas.”

 

Sem comentários: