Bem-Vindo!

Lê o Post de Boas -vindas aqui!

Dá-me informações e notícias de temas diversos:

razaodes-temida@hotmail.com

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Paragem de Autocarro

Era mais um dia na semana. Mais um daqueles chuvosos de Abril. Estava eu sentado na paragem do autocarro, quando começa a chover forte. Encasacado como já estava, ainda me encolhi mais, juntamente km o meu guarda chuva.

Com já disse, estava eu debaixo de uma paragem de autocarro… (Mas para quê? Molhava-me na mesma!)

E é por causa desta pergunta entre parêntesis que eu aqui venho falar! Escrever, Postar ou mesmo… Protestar!

Já reparou, caro(a) amigo(a) leitor(a), nas paragens de autocarro da nossa dita margem sul? (no deserto, trocando por miudos!)


Ora bem,

<-------- ESTA COISA

de metal e vidro, é algo com uma estética que aqui venho tentar satirizar. Tem entradas de ar por cima e por baixo, o vento atravessa por ali, a chuva cai em pingos pelas aberturas…! Não era isto uma paragem de autocarro que nos devia proteger do frio? E do calor? Então para quê ter esta estética?

Já estava ali a um pouco tempo, e já tinha perdido a conta da quantidade de pingas que me Caim na cabeça! É no mínimo hilariante, mas tristemente deprimente…

E mais um aspecto: eu estava sentado, ou tive lugar sentado, devido a uma pessoa que se levantou e seguiu no autocarro anterior. Porque se não, não tinha lugar. E porquê? Porque aqueles bancos, tem metro e meio.. Só lá cabem, 3 pessoas ou 4 no máximo.

Mas porquê um banco tão curto com tanto espaço? Porquê, se tanta gente os usa de pé, e em muitos casos depois do cansaço de uma longa caminhada ate à paragem???

A razão é estética?? Moda???

Fazendo aqui uma reflexão, na minha mais pura ignorância do senso comum: a estética não deveria ser aliada da utilidade??

Passo a exemplificar: uma pala de boné serve para tapar o sol. Óbvio que a estética, e a moda, vão passar a decorar as palas, os chapes, de acordo com uma liberdade de escolha e de uso. Certo? E se uma pala deixar de ser uso para tapar o sol, e começar a ser uso de moda, de afirmação, de puramente moda, sem qualquer uso? Á este risco não há?

Então porque raio, FAZER PARAGENS DE AUTOCARRO COM REBORDOS ABERTOS A CHUVA, AO CALOR, E COM BANCOS DE METRO E MEIO QUE SO LA CABEM 2 OU 3 ALMAS TRISTES?????????’??

São acordos comerciais a estética destas paragens????

Não me parece que quem as designou ande muito de transporte publico…

‘Penso que’, (expressão futebolística) que este é um bom exemplo da decadente mentalidade que todos estamos a ser levados, empurrados, obrigados, e que cegamente estamos a optar…


Ah…que saudades, daquelas paragens verdes e grandalhonas, de chapa e com um banco de ponta a ponta…

Oh senhor ministro, ou presidente, da camera, ou da frequesia do bairro dos imigrates…ou Dr de seila do quê de curso que tirou na idependente…faço o meu apelo :


Mudei-me estas paragens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




1 comentário:

Unknown disse...

muito bem analizado e bem visto!
continua axim
Boa ...;)